No passado dia 11 de fevereiro assinalou-se o XXXIII Dia Mundial do Doente, uma data com significado especial para a Liga dos Amigos do Hospital de Ponte de Lima na medida em que reforça o seu desígnio de humanizar em cada ação desenvolvida junto dos mais vulneráveis.
Na véspera do dia de Natal, altura mais propícia à partilha de afetos e maior proximidade, a Liga dos Amigos do Hospital de Ponte de Lima não quis passar indiferente e, dando resposta ao seu plano de ação, ofereceu um “miminho” a todos os doentes internados, assim como aos que se encontravam a receber cuidados no contexto de Hospital de Dia, Urgência e Consulta Externa.
No passado dia 9 de novembro de 2024 teve lugar uma nova sessão de formação dirigida aos nossos voluntários, integrada no plano de formação contínua, mas também aberta aos recentemente admitidos e que assim tiveram acesso a uma das formações necessárias ao exercício da missão tão nobre que é, ser voluntário em saúde, na Liga dos Amigos do Hospital de Ponte de Lima.
No passado dia 8 de junho de 2024, mantendo o lema da formação contínua dos voluntários da Liga dos Amigos do Hospital de Ponte de Lima, tivemos o privilégio de receber o Dr. Carlos Pinto Ribeiro, Presidente da Federação Nacional de Voluntariado em Saúde (FNVS), o qual dinamizou uma interessante sessão de formação sobre legislação no voluntariado e ainda a Dra. Conceição Viterbo que preencheu a restante manhã com uma interessante sessão interativa sobre "Promover a empatia".
No âmbito da visita Pastoral a Ponte de Lima, o Sr. Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador presenteou o Hospital Conde de Bertiandos com a sua visita, e da agenda fez parte a passagem pela sede da Liga dos Amigos do Hospital de Ponte de Lima onde ficou a conhecer a atividade desenvolvida pela direção e acima de tudo pelos nossos voluntários, o que motivou um agradecimento a todos os intervenientes.
Cumprindo uma vez mais o delineado no plano de ação, a Direção da Liga dos Amigos do Hospital de Ponte de Lima, não esqueceu as Mães e Mulheres internadas no hospital na véspera das comemorações do “Dia da Mãe” e, fez questão de marcar presença junto delas oferecendo-lhe uma pequena lembrança com uma mensagem alusiva ao momento.
No passado dia 6 de abril, a Liga dos Amigos do Hospital de Ponte de Lima realizou mais uma ação de formação denominada “Cuidar para Humanizar”, no âmbito da preparação da equipa de voluntários que irá brevemente iniciar atividade nos diferentes serviços do Hospital Conde de Bertiandos.